Engenheiro Tanzaniano inventa um filtro de baixo custo a base de nanotecnologia

Dr. Askwar Hilonga, um engenheiro químico Tanzaniano do Instituto Africano de Ciência e Tecnologia Nelson Mandela, desenvolveu um novo sistema de filtro de água, integrando a nanotecnologia com filtração de água à base de areia para fornecer água potável limpa e segura. O filtro pode remover 99,9 por cento das bactérias, microrganismos e vírus.


A motivação surgiu na infância. Criado em uma família com recursos escassos, sofria com doenças transmitidas pela água, pois sua famíla não podia se dar ao luxo de adquirir água engarrafada devido ao seu elevado custo.


-"Na Tanzânia, 70 por cento dos lares, de nove milhões de famílias, não usam qualquer tipo de filtro. Isso é só na Tanzânia, nove milhões de famílias. Agora imagine no Quênia, Uganda, Etiópia, África subsaariana, Índia e em outros lugares. Assim, o mercado é muito grande ", explicou o Dr. Hilonga.


O processo é acessível e sustentável e altamente relevante em zonas rurais em toda a África, onde o acesso a água potável continua a ser um desafio enorme.

Fonte: Reuters


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square