Metade de todas as espécies de árvores da Amazônia podem se extinguir

De acordo com a matéria publicada pela BBC News, cientistas internacionais alertam que mais da metade de todas as espécies de árvores da Amazônia enfrentam a extinção. Se nada for feito perderemos uma boa parte da biodiversidade do planeta.


Segundo os dados obtidos, 57% de todas as árvores da Amazônia já se enquadram nos critérios de ameaça global. Se confirmada, as estimativas elevariam o número de espécies de plantas ameaçadas na Terra para quase um quarto.


A cobertura florestal da Amazônia tem diminuido ao longo de décadas, mas pouco se sabe sobre este impacto nas espécies de plantas. As árvores em risco incluem espécies icônicas como a castanheira-do-Brasil; o cacau, fonte de chocolate; bem como árvores raras que são quase desconhecidas pela ciência.


A pesquisa, publicada no periódico Sciences Advances comparou os dados de quase 1.500 localidades de florestas com mapas atuais e mapas de perda prevista para estimar quantas espécies arbóreas foram perdidas e quantas são susceptíveis a desaparecer até meados do século. Dentre estas, 36% à 57% são suscetíveis a serem qualificadas como ameaçadas, de acordo com os critérios da Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) para Espécies Ameaçadas.


Segundo o professor Carlos Peres da Escola de Ciências Ambientais da Universidade de East Anglia em Norwich (EUA), "a floresta na Amazônia têm diminuido desde os anos 50, mas há pouco entendimento de como isto tem afetado as populações de cada espécie". Ele ainda acrescenta que só será possível prevenir a extinção se áreas como parques e reservas forem bem geridas.



Já William Laurance da James Cook University na Australia, acredita que se nós não protegermos os parques e reservas indígenas, o desmatamento destruí-los até que vejamos extinções em grande escala.

Não devemos esquecer também que com a extinção ou mesmo uma diminuição das epécies arbóreas tanto a fauna como as condições geológicas serão dramaticamente afetadas.

Fotos: Desmatamento na Amazônia; árvore de castanha-do-brasil e Pau-rosa (Aniba rosaeodora), ambas ameçadas.

Fonte: BBC NEWS, por Helen Briggs

Featured Posts
Recent Posts