Rio Amazonas

O Rio Amazonas, é o maior do mundo em volume de água e o maior do mundo em extensão com 7.025 quilômetros, e despeja no Oceano Atlântico num único dia mais água do que o Rio Tâmisa em um ano. Um dos afluentes do Amazonas, o Rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa.
A 8 quilômetros de Manaus, o rio Solimões se encontra com o rio Negro, afluente do Rio Amazonas, produzindo o fenômeno do Encontro das Águas. As duas grandes massas de água não se misturam porque têm temperaturas diferentes. Apesar do nome, as águas do Rio Negro são cristalinas. A impressão de escuridão surge do contraste provocado pelo encontro com as águas barrentas do rio Solimões.
O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, junto ao vulcão Misti, sul do Peru, a 4.000 metros acima do nível do mar. Essa nascente só foi descoberta em 1971, e é conhecida como Laguna McIntyre.
Nota: Até pouco tempo, pensava-se que o Nilo fosse o maior rio do mundo em extensão. No entanto, graças a técnicas de monitoração por satélite, agora sabe-se que o Amazonas é maior.