Para garantir nossa existência, fazemos uso de recursos renováveis e não renováveis e estes recursos disponíveis posuem limites de utilização. Por isso precisamos garantir os recursos naturais para as próximas gerações.

   Ser sustentável significa elaborar e conduzir um desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles não desapareçam no futuro. Isto significa encontrar formas inovadoras de minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir nossos custos com a conservação de água e energia bem como redução do uso de materiais que usamos no nosso dia a dia.

 

Educação Ambiental

A Educação Ambiental (EA) vem na contramão das praticas nocivas que temos cultivado a o longo do tempo e abrange múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica e política.   

Com o modelo de desenvolvimento atual desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, vivemos em um momento bastante propício para a EA atuar na transformação destes valores nocivos que contribuem para o uso degradante dos bens comuns da humanidade.  Ela precisa ser inserida em nosso dia-a-dia, precisa ser permanente e continuada para todos e para o resto de nossas vidas.  A   EA busca instigar a reflexão, formar cidadãos "ecologicamente sustentáveis", ampliar ações sustentáveis, sem perder a dimensão das práticas cotidianas.

 

Vamos dar uma olhadinha por aí e ver o que está acontecendo entre  iniciativas  e ações no âmbito da EA...

 

Energias Alterntivas e Renováveis

O consumo de energia vem aumentando de acordo com a demanda do desenvolvimento. Com o esgotamento das reservas fósseis (petróleo, carvão e gás natural) precisamos procurar por soluções.  Para gerações futuras sobreviverem, temos que começar a usar outras formas alternativas de energia. Entenda o que são energias alternativas e renonáveis e em quais formas se apresentam. Vamos conhecer um pouco mais sobre energias alternativas e renovaveis que estão por ai...

Poluição, Lixo e os 3 R's

Diariamente produzimos toneladas de lixo que podem levar centenas de anos para desaparecer da natureza e causar grandes impactos tais como enchentes, proliferação de doenças, contaminação dos recursos aquíferos e etc. Precisamos garantir um futuro melhor para as gerações futuras Colocando em prática os princípios básicos da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Aqui falaremos sobre os 3 R's... 5 R's... ou serão 8 R's???

 

Planeta Água

A água é de extrema importância para a manutenção de todos os seres vivos no planeta Terra. É abundante, mas apesar de cobrir 70% do planeta, somente 4%  é doce e própria para o consumo.

Com o aquecimento global temos experimentado muitas mudanças climáticas como secas, chuvas torrenciais, enchentes, tornados e etc. O que está acontecendo com a água em nosso planeta? O que temos feito para resguardar este bem precioso?

 

Please reload